A visão fotópica é o termo científico que se dá à visualização do olho humano em ambientes com intensas luminosidades. Neste ambiente os sensores que interpretam a luz visível são chamados cones, e existem por volta de cinco milhões em cada olho. Existem três tipos de cones: os que interpretam a cor vermelho (64% do número total), os que interpretam o verde (32%) e os que interpretam a cor azul (2%).
A escotópica é a visão produzida pelo olho em ambientes com baixa intensidade luminosa. O olho humano atinge a maior sensibilidade de visão escotópica possível após permanecer cerca de 45 minutos na penumbra. No olho humano os cones não funcionam em condições de fraca luminosidade, o que leva a que a visão escotópica seja produzida por sensores chamados bastonetes, sensíveis a alterações de luminosidade mas não aos comprimentos de onda da luz visível, o que impossibilita a percepção da cor.
O que é a crominância e a luminância?
A crominância e a luminância são elementos relacionados com as diferentes formas de representar as cores e que ajustam um sina de vídeo. Enquanto que a crominância se refere ao valor das cores, a luminância descreve a quantidade de luz que passa é emitida por determinada área e que incide num local.
O que é um modelo de cor?
Os modelos de cor são sistemas utilizados para organizar e definir cores consoante um conjunto de propriedades básicas reproduzíveis. Por outro lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelador de cor está-se a criar o seu espaço. Aqui cada ponto representa uma cor diferente.
Existem dois modelos principais: o modelo aditivo e o modelo subtractivo. O primeiro é usado para descrever as cores emitidas ou projectada, enquanto que o segundo é usado para as cores impressas. Por exemplo, uma luz que é emitida e projectada num ecrã ou uma mistura de cores emitida por uma fonte de luz é considerado um modelo aditivo. Por sua vez, uma luz que é reflectida ou uma mistura de cores de pinturas de impressão é considerado um modelo subtractivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário